Envie seu evento
67 992841904
Últimas Notícias
Com 45 anos de magistratura, o Des. Fernando Mauro Moreira Marinho se despede de sua carreira no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O desembargador foi homenageado em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira, dia 17 de setembro, no plenário do Tribunal Pleno.
Muito emocionado, o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho recordou sua trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à justiça, à constituição e ao compromisso do bem comum. “Uma trajetória marcada por desafios, conquistas e sobretudo pela honra de servir ao povo sul-mato-grossense com integridade e responsabilidade”.
A sessão solene teve início com Gustavo Marinho, filho do desembargador, adentrando no plenário fazendo a leitura de uma homenagem ao pai. Na sequência, o desembargador assistiu a um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação com diversos depoimentos de amigos, familiares e colegas de trabalho. Entre eles, o desembargador José Eduardo Neder Meneghelli, amigo de longa data.
“Ele é um humanista, trata bem as pessoas, é acolhedor, sempre de bom humor e muito querido por todos que convivem com ele”. Sobre a despedida do amigo da magistratura, Meneghelli afirma que seu exemplo e trajetória estarão sempre presentes como inspiração a ser seguida. “Admiro muito a sua postura: sempre calmo, ouvindo todos antes de tomar uma decisão, mesmo nos momentos de maior tensão. A marca que ele deixa é essa capacidade de ouvir e ponderar, sempre guiado pela humildade e sabedoria, nunca por rancor ou vingança”.
Os depoimentos também recordaram que o desembargador, no cargo de Corregedor-Geral de Justiça no biênio 2023/2024, percorreu todas as comarcas do Estado e visitou cada distrito onde havia um cartório extrajudicial, sempre tratando juízes e servidores com humildade e ouvindo as dificuldades de cada colega, procurando compreender a realidade de quem estava distante.
O desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho recebeu das mãos do presidente do Tribunal de Justiça uma placa de agradecimento e, dos colegas desembargadores José Eduardo Neder Meneghelli e Fernando Paes de Campos, a toga de trabalho pelos anos de dedicação e contribuição ao Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Ao encerrar o ato, o presidente do Tribunal, Des. Dorival Renato Pavan, destacou as qualidades humanas do Des. Fernando que deram singularidade ao exercício na magistratura. “Você, Fernando, sempre imprimiu às suas decisões um elevado espírito público, isso nós temos que reconhecer também de público. Integridade, honestidade e serenidade foram marcas constantes ao longo de sua carreira”.
“Foi e é um exemplo de magistrado que compreende que a autoridade se legitima pela retidão, pela humildade e pelo compromisso com a Constituição e com a cidadania. Não podemos deixar de reconhecer que são 45 anos de serviços relevantes prestados ao Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Quatro décadas e meia, durante as quais o desembargador contribuiu decisivamente para consolidação de procedimentos, para proteção de direitos das crianças e adolescentes, para adequada tramitação de questões cíveis e sucessórias e para a melhoria contínua da administração da justiça em nosso Estado”.
Confira as imagens da Sessão Solene de Aposentadoria aqui.
Assista ao vídeo de homenagem ao Des. Fernando Marinho aqui.
Currículo – Mineiro nascido em Belo Horizonte em 1950, formou-se em direito pela Universidade Católica de Minas Gerais em 1975. Ingressou na justiça sul-mato-grossense no cargo de juiz de direito da comarca de Jardim, em 1980.
Foi promovido, por merecimento, para a 1ª Vara da comarca de Amambai, 2ª entrância, em 1982. Atuou também na comarca de Fátima do Sul. Em 1988 foi promovido, por antiguidade, à Vara Distrital de Terenos, entrância especial. Em 1991 foi removido, a pedido, para a 1ª Vara Cível da comarca de Campo Grande.
Em 1992 foi removido, no interesse da justiça, para a 2ª Vara Criminal de Campo Grande que, em 1994, passou a ser a 2ª Vara da Infância e Juventude. No ano de 2002 foi removido para a Vara de Sucessões. Em setembro de 2008 foi promovido, por antiguidade, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça.
Exerceu o cargo de Corregedor-Geral de Justiça no biênio 2023/2024. Em 31 de janeiro tomou posse como Vice-Presidente do TJMS.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br
Fonte: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br
Envie sua notícia
67 992841904 © 2025 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.