Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2025

Therezinha Samways inspira no Mulheres em Foco do Itaú BBA

Aos 87 anos, a educadora compartilha lições de coragem, gestão e fé em sua trajetória.

 

(Foto: Divulgação)

 

São Paulo (SP) — A edição deste mês do Mulheres em Foco, promovida pelo Itaú BBA, teve como protagonista a educadora e empresária Professora Therezinha de Jesus dos Santos Samways, carinhosamente chamada de D. Therezinha. Aos 87 anos, com uma fala firme, clara e cheia de exemplos, ela compartilhou com a platéia sua trajetória de vida marcada por superação, empreendedorismo e a crença inabalável de que a educação é capaz de transformar destinos.

 

O programa Mulheres em Foco é um espaço criado pelo Itaú BBA para valorizar histórias femininas que fizeram diferença em seus campos de atuação e que servem de inspiração para novas gerações. No caso da D. Therezinha, a jornada começou cedo, ainda jovem em Campo Grande, quando conciliava três jornadas de trabalho para sustentar o filho recém-nascido — ficou viúva grávida de João Leopoldo — e ao mesmo tempo manter-se ativa como professora, além de trabalhar no Exército.

 

Com o apoio dos irmãos, Therezinha ajudou a fundar a Escola MACE, e o CESUP (Centro de Ensino Superior de Campo Grande), faculdade que anos depois seria credenciada em Uniderp. A ousadia dos irmãos era grande: levar ensino superior de qualidade para Mato Grosso do Sul, que até então tinha poucas opções no ensino superior. A iniciativa deu origem à Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), instituição que mudou a realidade da educação no Estado.

 

No auge de sua expansão, a universidade chegou a reunir 34 mil alunos e 1.500 colaboradores, consolidando-se como referência em ensino superior e contribuindo para a formação de gerações de profissionais em diferentes áreas. Em 1997, o projeto foi incorporado pelo grupo Anhanguera, que mantém até hoje a marca Anhanguera Uniderp.

 

Após a venda da universidade, a família Samways direcionou seus esforços para o agronegócio, área em que aplicaram os mesmos princípios de disciplina, gestão e visão estratégica que marcaram a trajetória no ensino. Hoje, a AgroGuarujá, grupo no qual D. Therezinha atua como conselheira, mantém várias fazendas com pecuária de corte intensiva, confinamento que gira até 45.000 animais/ano, pecuária leiteira com ordenha robotizada, agricultura com soja, milho e cana sendo todas as atividades com inúmeros recursos tecnológicos que ajudam a controlar todos os processos.

 

(Foto: Divulgação)

 

Durante a apresentação, a Profa. Therezinha reforçou que sua maior herança não está apenas nos prédios, nos números ou nas empresas criadas, mas no impacto humano: Em resumo os recados principais foram, não parem de estudar e não desistam de nada na vida!



 

A história de D. Therezinha também está registrada no livro “Nada é por acaso”, biografia que mostra como a disciplina, a perseverança e a fé norteiam as suas escolhas ao longo da vida.

No Mulheres em Foco, ela deixou claro que não se vê como exceção, mas como alguém que soube aproveitar as oportunidades, preparar-se e não desistir diante das dificuldades. 

Ao final, arrancou aplausos calorosos da platéia ao afirmar que a educação é muito mais do que transmitir conteúdo — é formar pessoas, abrir caminhos e acreditar no potencial de cada um.

Therezinha Samways é prova viva de que paixão, propósito e perseverança são capazes de transformar vidas — na sala de aula, no campo e na sociedade.

 

O episódio completo do Mulheres em Foco – Itaú BBA com D. Therezinha já está disponível. Assista no link:



 

Acompanhe também tudo o que acontece no nosso estado pelo Festas e Eventos TV no Instagram (https://www.instagram.com/josemarquesfilmes.jmf/ ) ou no site oficial (http://festaseventostv.com.br/ ). Esperamos você para juntos iniciarmos essa nova era!

 

Fonte: Mulheres em Foco Itáu BBA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Envie sua notícia

67 992841904

© 2025 FESTASEVENTOSTV. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Livre reprodução, transmissão ou redistribuição dos conteúdos sem edição. Pede-se a citação do crédito.

Site desenvolvido por: