Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente em 25 de maio, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou nesta terça-feira, dia 20, no Shopping Bosque dos Ipês, a exposição fotográfica “Nasce uma Família, a história continua...”, que reúne registros sensíveis de 11 famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção. A maioria dos fotografados esteve presente no evento e se emocionou ao rever suas histórias eternizadas em imagens.
A escolha do Shopping Bosque dos Ipês como palco desta segunda edição reforça o compromisso do espaço com causas sociais e comunitárias. Para Stéphanie Brittes, gerente de marketing do shopping, o evento é motivo de orgulho: “O Bosque é o Bosque da Família. A gente se orgulha muito de ser um local onde recebemos famílias todos os dias, seja para lazer, para passeio, para compras, para momentos de bem-estar… e agora também para poder fazer parte da história dessas pessoas e contar essas histórias para uma audiência ainda maior”, destacou.
Em reconhecimento a essa parceria, o Shopping Bosque dos Ipês foi agraciado com o Selo Amigo da Criança e do Adolescente, concedido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS, pela contribuição à promoção e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Stéphanie Brittes, gerente de marketing do Bosque dos Ipês recebendo o Selo Amigo da Criança e do Adolescente (Foto: Caio Sakamoto)
A exposição — marcada por momentos de emoção e sensibilização — contou com a presença da desembargadora Elizabete Anache, responsável pela CIJ e uma das idealizadoras do projeto. Para ela, o grande mérito da iniciativa está em promover reflexões profundas sobre os diversos caminhos que conduzem ao nascimento de uma família. “Nós queríamos mostrar, com leveza e delicadeza, que esse assunto merece ser tratado com humanidade. A adoção, antes de tudo, é um ato de amor e de encontro de famílias. Ter um filho é um sonho e, para essas famílias, a adoção é a realização desse sonho”, afirmou.
Ainda segundo a desembargadora, a mostra contribui para desmistificar a cultura da adoção, mostrando que muitas crianças, mesmo não sendo bebês, podem encontrar seus pais e mães em outras fases da vida.
Foto: Secretaria de Comunicação do TJMS
O evento também marcou a presença de autoridades, como o desembargador Luiz Tadeu, que representou o presidente do TJMS, Des. Dorival Renato Pavan; a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva; a juíza auxiliar da Presidência, Joseliza Alessandra Vanzela Turine; o juiz Thiago Tanaka; o juiz David de Oliveira Gomes Filho; e a procuradora-geral do Estado de MS, Ana Carolina Ali Garcia.
Histórias que inspiram
Família Machado Campanile Braga (Foto: Caio Sakamoto)
Entre os relatos mais emocionantes apresentados durante o evento está o de Mariana Machado Campanile Braga, que, ao lado de sua mãe, Jacqueline Machado, compartilhou sua trajetória marcada pelo amor e superação por meio da adoção.
Emocionada, Mariana relatou: “A adoção é um processo. Às vezes, a criança testa para ver se não vai ser abandonada de novo. Eu falo isso com base na minha história. De verdade, não vou mentir, eu ainda não superei. Acho que é uma coisa que você não supera, você trabalha, você aprende a lidar com isso. E a minha mãe me ajuda todos os dias, minha mãe, meu pai, minha irmã. Eu só quero melhorar daqui pra frente com esse amor, essa educação que eles me dão. Eu agradeço muito”.
A mãe, Jacqueline Machado, reforçou a importância da adoção como uma forma legítima de construir uma família, destacando que não são os laços biológicos que definem a filiação, mas sim o amor, os valores e a convivência. “Educar é trabalhoso, qualquer filiação é trabalhosa. A adoção é uma forma tão importante quanto a biológica, com as mesmas dificuldades e com o mesmo amor. As pessoas precisam entender que é uma forma de ter filho que talvez não pareça fisicamente com você, mas certamente ele vai parecer no jeito de ser, nos seus valores, naquilo que você vai conseguir passar pra ele”, afirmou.
Esse comovente testemunho ilustra de forma poderosa o tema central da exposição: a família nasce e se fortalece nos laços afetivos, mostrando que o amor é o verdadeiro alicerce na formação familiar.
Uma exposição que continua...
A mostra traz uma novidade: sete totens fotográficos — seis de famílias que participaram da primeira edição, em 2019, e cinco novas histórias —, compondo um mosaico de amor e resiliência. Cada totem conta com um QR Code, que dá acesso a vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação do TJMS, oferecendo ao público uma visão ainda mais íntima da rotina dessas famílias.
Os fotógrafos Alexis Prappas, Aniela Paes, Antônio Arguello, Beatriz Terra, Beto Nascimento e Fabrinny Piell foram responsáveis pelos registros e receberam o Selo Amigo da Criança e do Adolescente pela contribuição artística e social.
Como Adotar?
Para quem deseja adotar, o TJMS promove o curso “Preparação à Adoção – Nasce uma Família”, que capacita os candidatos para os desafios emocionais, jurídicos e sociais do processo de adoção, conforme exige o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A exposição é, portanto, não apenas um convite à reflexão, mas também um estímulo para que mais pessoas considerem a adoção como um caminho legítimo para a formação de uma família.
Serviço
A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 27 de maio, com entrada gratuita, durante o horário de funcionamento do shopping.
O Shopping Bosque dos Ipês fica na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4796, Novos Estados. Mais informações pelo telefone (67) 3304-5555 ou siga a página do shopping nas redes sociais @bosquedosipes e fique por dentro de todas as novidades.